CONTADOR

sábado, 12 de abril de 2014

ARTE COMO ORGANIZADORA DA MENTE




Uma certa ordem acontece em todo o quadro bem pintado. Esta sequência obriga a mente a criar com ordem, e induz ao consumidor apreender a mensagem também com ordem.
A ordem é peculiar sobretudo da expressão em forma plástica. Um desenhista, por exemplo, mostra a sequência das ruas de uma cidade, as partes de um edifício, a estrutura de um objeto industrial. A ordem da expressão plástica se transfere logo à ordem das cores. Inversamente, as cores destacam a ordem plástica. Finalmente, por todos os seus caminhos, a arte encaminha a organização mental, pois antes que a mente imponha a sua organização, já recebe organizados os temas que lhe são oferecidos. 

Ainda importa considerar que, apesar do poder de organização da mente, as idéias surgem explosivamente, como faíscas rápidas e de instantânea força de iluminação. Na obra de arte, todavia, o complexo ideativo do artista se desdobra distribuindo-se ordenadamente na composição da obra.Na linguagem esta ordenação se faz pela distribuição em palavras e frases; na escrita o pensamento assume a linearidade; na pintura, as idéias se distribuem em áreas de fixação variada, cujo conjunto é o quadro. Consequentemente a arte pictórica e a arte em geral apresenta-se como recurso educativo considerável. 

Aprenda-se a pintar. Acostume-se também a apreciar representações pictóricas feitas por outros. Tente-se a crítica, opinando sobre o que está bom, e sobre o que importaria em ordenação melhor de composição.A consequência será o desenvolvimento da organização mental.O efeito da organização mental será tanto maior, quanto maior for o número de artes operadas. Importa sobretudo a linguagem, porque nesta sempre se diferenciam claramente as operações mentais – idéias, juízo, raciocínio – ao passo que a arte em cores e em formas é predominantemente intuitiva. Pode-se tolerar o cultivo da linguagem sem alguma das demais artes. Não se deve cultivar nenhuma das outras sem algum tanto da linguagem.


ENCICLOPÉDIA SIMPOZIO(Versão em Português do original em Esperanto)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário