CONTADOR

sábado, 12 de abril de 2014

PROPRIEDADES ARTÍSTICAS DA PINTURA


Retrato da família Bellelli, 1860 de Degas

São muitas as propriedades que a arte, sobretudo a das cores, pode oferecer, importando desde logo uma classificação sistematizadora.Considerando que na arte se apresentam dois elementos constitutivos – o significado e o significante (ou portador), - decorrem dali dois gêneros de propriedades – as propriedades propriamente artísticas, derivadas do significado, e as propriedades pré-artísticas, ligadas ao portador material da arte, quando, por exemplo, as cores já podem apresentar interesse antes que passem a ter significação.
Subclassificam-se as propriedades propriamente artísticas em várias, e que denominaremos conforme os títulos a seguir, correspondentes aos parágrafos em que serão tratadas, em:- propriedades gnosiológicas, como evidência, verdade, certeza (§ 1.) (vd 3911y);- propriedades psicológicas, como esteticidade, catarse, ludicidade, ordenação mental (§ 2.) (vd 3911y);- propriedades úteis, principalmente a da comunicação (§ 3.) (vd 3911y). Também as propriedades pré-artísticas, sobretudo da cor, se apresentam de interesse, tanto pela sua atração psicológica, como ainda pela sua utilidade. Por isso, mais um parágrafo resta a ser desenvolvido (§ 4) (3911y). 88. 

Ordinariamente nos aproximamos da grande pintura pelas suas propriedades artísticas, mais do que pelo sentido substancial da arte como mensagem temática, ainda que esta em última instância faça a sua razão de ser principal.As propriedades aderem ao seu sujeito como perfeição e por isso atraem sobre ele a atenção. Pelas vias das propriedades da arte somos, pois, atraídos à mesma arte. Dependem as propriedades de uma natureza anterior, da qual elas decorrem como efeito formal, isto é, como efeito de decorrência essencial (ou seja, necessária).Evidentemente as propriedades propriamente artísticas são mais importantes, porque se dizem da expressão mesma da arte, todavia as outras podem ser muito atraentes por causa de sua condição material, fortemente capaz de impressionar nossos sentimentos.Este fato ocorre sobremaneira na pintura, porque as cores exercem um grande atrativo aos nossos olhos. Na música os sons têm até mais capacidade de ser estéticos, do que portadores de significados bem definidos. As cores, tanto exprimem bem seus objetos, como também são por si sós altamente estéticas.

  



ENCICLOPÉDIA SIMPOZIO(Versão em Português do original em Esperanto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário