CONTADOR

sábado, 12 de abril de 2014

ARTE NA COMUNICAÇÃO





A arte se presta para a comunicação. Por causa de sua feição sensível, a expressão artística é percebida por muitos; em consequência o que o artista expressa, poderá ser interpretado por outro indivíduo. Eis quando a expressão além de sua especificidade, ainda se instrumentaliza como veículo decomunicação.Para o homem muito importa a função de mensagem, que a arte oferece.
 Por isso, como Tolstoi, quase todos confundem a essência da arte como instrumento de comunicação. Todavia é evidente que a arte somente conseguirá ser comunicação se antes disso já houver sido expressão. A funcionalidade comunicativa da arte se apresenta mais insistente na linguagem. Não ocorre o mesmo com a pintura. 

O falar sozinho, como expressão pura, é mais raro, que o falar instrumentalizado como mensagem. A expressão pura ocorre, todavia, com mais frequência na arte do pintor; este pinta, com intenção geralmente mais orientada para a expressão; só eventualmente esta expressão se converte em comunicação. 111. No passado só a arte da língua se destacava como instrumento de comunicação. 

O desenho e a pintura se retinham nas páginas dos livros e nos murais ou telas penduradas em parede.Com a televisão desenvolvida após os anos de 1940 cresceram os recursos técnicos para a arte da comunicação mediante cor. As notícias sobre os acontecimentos passaram sua imagem transmitida a distância, o que permite fazer acompanhar as notícias faladas com a figura dos objetos e das feições das pessoas que as transmitem.
  

ENCICLOPÉDIA SIMPOZIO

(Versão em Português do original em Esperanto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário