CONTADOR

sábado, 12 de abril de 2014

LUMINOSIDADE DA COR

  

Luminosidade é o fenômeno pelo qual a luz se manifesta aos olhos.Eis um fenômeno diretamente constatado, e portanto não precisa de argumentos, mas só a atenção ao que simplesmente acontece. O mais que se pode fazer é fazer uma descrição o mais perfeitamente possível.Fisicamente, uma certa luminosidade sempre acontece na cor; apresenta-se pois a luminosidade como sua propriedade, a qual dela não se separa, servindo-lhe como perfeição.Ainda que as cores sejam mui diversas, não há cor, sem que esta propriedade, - também mui variável, - nela ocorra. Importa, portanto, com referência às cores, o seu colorístico de luminosidade.Há uma luminosidade na cor, em virtude da qual se manifesta em nossos olhos. Não se trata de algo acidental, como se eventualmente pudesse não acontecer que alguma não fosse luminosa.A luminosidade é, portanto, própria de toda a cor; ela sempre é luz. Como propriedade esta luz apresenta um grau de ser em sua ordem. A cor é uma qualidade, - como já se advertiu, - e como qualidade possui grau. Que grau? Onde há o grau, efetivamente são vários os graus. Constatada a qualidade cor, esta qualidade cor tem graus em seu status de cor, ou seja, em seu status de luz (ou de luz-cor). A propriedade tem um grau absoluto, atingido o qual, apresenta-se perfeita. A luminosidade certamente atinge este grau perfeito. Este grau é absoluto. De outra parte, havendo várias espécies de cor, cada uma poderá ter seu grau de luminosidade absoluta. A constatação experimental descobrirá o grau de luminosidade absoluta de cada cor.Interferências poderão diminuir a luminosidade. Mas o valor absoluto de luminosidade permanece sempre o mesmo. Sem alterar a espécie das ondas coloridas, o acréscimo de tintas, como o branco, ou como o preto, mudam a luminosidade para mais ou para menos dentro da escala peculiar a cada cor.


Importa atender à semântica das denominações. Valor é o grau de luminosidade de uma cor, que pode ir desde o mais apagado e escuro, até o mais aceso e claro.Luminosidade e brilho, praticamente se equivalem. Brilho se diz sobretudo pelo lado em que o leque se acentua em luminosidade.Lux é a unidade de medida da luminosidade de uma superfície.Luxímetro é o instrumento de medida do lux. Mede-se a luminosidade por meio da reflexão do objeto comparada com a quantidade de luz sobre ele anteriormente projetada.
Os objetos com cores primárias têm a seguinte porcentagem de reflexão:
 
- amarelo 70%,
- azul 50%.
- vermelho 17%,
 
Teoricamente, o branco devolverá 100% da luz incidente. Mas, não se consegue nenhum corpo que a reflita integralmente. Constataram-se as seguintes médias de branco:
 
Óxido de magnésio.....98%
Papel branco...............85%
Pérola claro.................84%
Marfim claro................84%
Folha de alumínio.......83%
Branco Marfim (gelo)..79%


 

Escala de luminosidade das cores. Pela ordem descendente, está no começo o amarelo. Mais para o fim estão as combinações com o azul.
 
Amarelo canário ............. 77%
Tijolo amarelo ................. 32%
Creme pálido ................. 76%
Turquesa......................... 32%
Amarelo ......................... 70%
Cinza concreto (neutro)... 31%
Creme ............................ 70%
Azul cobalto .................... 30%
Amarelo-limão ................ 69%
Verde-oliva ...................... 25%
Amarelo-ouro ................. 60%
Havana ........................... 25%
Rosa .............................. 60%
Verde-campo (folha) ....... 20%
Ocre claro ...................... 60%
Marrom ........................... 20%
Verde limão ................... 60%
Asfalto seco .................... 20%
Verde pálido .................. 65%
Tijolo vermelho ............... 18%
Cinza claro ..................... 50%
Vermelho ........................ 17%
Azul ............................... 50%
Verde-garrafa .................. 12%
Laranja claro .................. 50%
Azul ultramarinho ............. 10%
Amarelo cromo .............. 50%
Carmim ............................ 10%
Abóbora ......................... 44%
Asfalto úmido ................... 5%
Lilás ............................... 40%
Negro................................ 3%
  



Cor e tamanho da superfície. A mesma cor, em superfície maior, aparece mais luminosa, que, em igual situação, em superfície menor. Esta particularidade diferenciadora importa em estética e arte.Consequentemente, em relação ao maior e menor impacto gnosiológico, as cores poderão ser denominadas mais e menos luminosas, mais e menos brilhantes. Uma adjetivação mui bem definida nasce, pois de um sistema objetivo de variações, com que opera a arte em suas articulações.



A cor segundo a quantidade incidente de luz. Há um momento inicial em que acende a luz.Depois a quantidade mensurável poderá variar, como acontece com as lâmpadas que poderão ser de 20, 50, 100 ou mais velas (ou lux). Não varia o brilho absoluto de cada cor, mas surge o brilho com crescente nitidez.Uma certa potência de luz se requer para acionar a vista. Sem atender a este limiar, a vista não reage e fica em estado de escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário