CONTADOR

segunda-feira, 14 de abril de 2014

PRIMEIROS GRANDES COLORISTAS VENEZIANOS


  
 
Veneza, - uma república independente, desde 811, quando se desligou de Bizâncio, assim se conservando durante toda Idade Média, até tempos adentrados da época moderna, - foi sempre evolutiva nas artes e ideologicamente liberal.
Na época da Renascença, o território de Veneza incluía Verona, Vicenza, Pádua, Cremona, Bréscia, Ravena (antiga sede do exarcado de Bizâncio), cidades estas expressivas também pelas criações artísticas.
 
Hoje se procura pôr na escola dos pintores venezianos a origem remota da pintura impressionista moderna. Antes do Renascentimento tardio, Veneza já teve os seus primeiros grandes coloristas.

         Principais nomes dentre os coloristas venezianos: Mantegna, Georgione, Bellini.

 
Mantegna (1431-1506) é o primeiro humanista de grande expressão no Norte da Itália. Criou figuras viris e as descreveu com realismo, sem idealizações graciosas.
Observe-se o caráter marmóreo do São Sebastião (Louvre) postado a uma séria coluna corintia.
No tratamento do espaço criou o alargamento das paisagens de fundo com uma ilusão de abertura atmosférica agradável e característica da escola veneziana. Do ponto de vista temático, se ocupa de episódios antigos, com mensagens ou lições atuais.
Aprecie-se o Triunfo de César. Via o passado romano como glória a ser relembrada no presente, inclusive para inspiração artística.
 



Giorgione (1478-1510), com raras obras de atribuição segura, como Vênus adormecida, Três filósofos, Concerto Campestre, inspirou, com esta última o Dejeneur sur l’herbe (o Almoço sobre a relva, 1863) de Manet, o precursor do impressionismo francês.
Efetivamente, Giorgione fez as figuras da composição contribuir para a evocação ambiental da atmosfera, cedendo de certo modo o lugar em beneficio da natureza que brilha ao impacto da luz.
 


Giovani Bellini (1429-1516) acentuou as cores e deu tratamento subtil aos elementos colorísticos, inclusive da atmosfera. Este caráter se desenvolveu na escola veneziana do Renascimento (Giorgione, Tiziano, Veronese e Tintoreto) e prosseguiu evoluindo vagarosamente até que no século 19 resultou na explosão do impressionismo.
Determinou Bellini relações de espaço por meio de tons de cor e não só mediante perspectiva. Esta peculiaridade pictórica do espaço constitui técnica importante e que, embora já conhecida no passado, ingressou agora em pleno desenvolvimento. A luz aproxima. As trevas afastam.
 
Podem ser lembrados aqui os coloristas venezianos os destacados pintores Tiziano, Veronese e Tintoreto, que entretanto são estudados sob o maneirismo(vd 860).

  
 
TIZIANO


 

VERONESE


TINTORETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário